No dia 8 de Fevereiro de 2008 dirigimo-nos ao CRIO, para conhecermos a instituição. Fomos recebidas por uma psicóloga (Dr.ª Francisca) que nos fez uma visita guiada a toda a instituição, visitando todas as salas onde constatámos que são diversas as actividades nela realizadas por todos os alunos.
Entrevista realizada à Dr.ª Francisca:
1. O que é na realidade o CRIO?
Resp: O CRIO é uma instituição de solidariedade social, onde estão presentes 62 crianças ao cargo da instituição.
2. Quais são as especialidades dos funcionários do CRIO?
Resp: Uma Assistente Social, duas Psicólogas, um Técnico de Reabilitação, seis Monitoras, dois Professores de 1º Ciclo, uma Administrativa, uma Auxiliar de Cozinha, cinco Empregadas de Limpeza e uma Estagiária (Psicóloga).
3. Acha que os deficientes estão adaptados à sociedade, ou acha que ainda são muito discriminados?
Resp: Infelizmente nada na sociedade está adaptado à pessoa com deficiência. Um deficiente para andar na rua tem de andar na estrada, porque os passeios não estão adaptados, não existem, por exemplo, rampas para que possam levantar dinheiro, não conseguindo chegar à maquina. A sociedade ainda é muito ingrata com este tipo de pessoas, na rua quando se vê alguém com deficiência temos, sempre tendência para olhar.
4. O que acha da existência de programas de trabalho, em empresas, próprios para portadores de deficiência?
Resp: Por um lado concordo, mas por outro acho que as empresas não estão preparadas para receber pessoas com este tipo de problemas.
5. O que acha da utilização de certos animais, (cavalos, golfinhos), na recuperação de algumas deficiências?
Resp: Existe uma grande diferença entre uma criança aqui dentro e em cima de um cavalo, é extremamente interessante a comunicação que elas têm com este tipo de animais. É muito bom!
6. Com que dificuldades é que se deparam aqui no centro? Quais as soluções?
Resp: A maior dificuldade é a falta de verbas para podermos dar outro tipo de alternativas, outro tipo de coisas, embora eu ache, que neste momento, eles têm tudo, não lhes falta nada. Têm muito carinho, pessoas que gostam deles, é de notar que eles estão à vontade com toda a gente. Neste momento queríamos um Crio novo, queríamos instalações novas, o projecto já está na Câmara, só que ainda não desenvolveu.
7. As crianças aderem facilmente às actividades que lhes são solicitadas?
Resp: Depende da deficiência que eles têm, a maior parte deles tem muito prazer em comer porque passaram fome em casa dos pais e vêem que aqui podem ter uma alimentação mais farta, então às 12Horas já estão desertinhos para ir almoçar, porque é uma coisa que lhes dá satisfação.
sexta-feira, 18 de abril de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário